PUBLICAÇÕES


TERCEIRO LIVRO


Em O Barro da Rua Biguá eu narro a história de um lugar (Vila Progresso) em que, apesar de estarem na segunda metade do século XX, características do século XIX estavam presentes na vida das pessoas. Tomando como ponto de partida a história de um menino que só queria ver a rua de sua casa asfaltada, o autor comenta o processo educacional em curso na década de sessenta, as disciplinas estudadas e as abordagens praticadas pelos professores.
Fala da falta de escolas, da construção do ginásio Valdomiro Silveira, da Chácara do Pezzolo, do asfaltamento das ruas de Vila Humaitá e Vila Progresso, das dificuldades enfrentadas pelas crianças pobres, dos conflitos sociais, das reivindicações vindas à tona nos anos setenta, do grupo de jovens na Igreja São Geraldo, novidade na Igreja Católica à época. Fala de moda, das músicas da época, dos bailinhos de garagem, dos ídolos e dos costumes dos jovens da periferia.
Enfim, é um livro para qualquer leitor que goste de história do cotidiano.



SEGUNDO CONTO


Contos ao Mar é uma coletânea. Vários autores que, a convite da Editora Andross, se reuniram para publicar contos e microcontos. Foi uma experiência muito rica e gratificante. Neste livro publiquei o conto "Liberdade", Fragmento da história de Nonô, escravo que sonhava ser um homem livre, escravo que ousou buscar a liberdade, até que a encontrou, mas infelizmente não pode vivê-la.... 

MEU SEGUNDO LIVRO




Poemas para Maria é uma declaração de amor, incondicional, singular e eterna. trata-se de um conjunto de poemas escritos para Maria Luiza Perondini Garofolo de Almeida, minha amada. Um a um os poemas foram escritos e entregues a ela, cada um a seu tempo, como as flores a brotar no jardim, cada uma de uma vez e, quando nos damos conta, temos um jardim formado. Assim brotou e cresceu o livro. Deixo aqui um agradecimento a Maria de Lourdes Lacerda Oliveira, amiga que acompanhou este processo e escreveu o texto da contra-capa. Obrigado Lourdinha. Ao meu amor, Maria, deixo aqui o desejo da eternidade.






MEU PRIMEIRO LIVRO





"Podemos dizer que há um abismo entre o momento em que o ser humano pegou um galho para derrubar uma fruta do alto de uma árvore e fez dele sua primeira ferramenta e o momento em que criou o robô e fez dele seu substituto em determinadas tarefas" - Jerônimo de Almeida Neto

Nas últimas décadas do século XX os trabalhadores de todo o mundo enfrentaram problemas decorrentes da Terceira Revolução Industrial. A presença da micro-eletrônica no processo produtivo e as novas formas de organização da produção trouxeram para o local de trabalho um vocabulário novo, próprio de uma época de mudanças. Neste livro, o autor relata sua experiência no Processo de Reestruturação Produtiva e explica vários termos em uso neste processo. De A a Z, os conceitos serão tratados em uma linguagem simples e de fácil compreensão por qualquer trabalhador. É um material para ser consultado por todos que desejam entender as transformações no mundo do trabalho.





PRIMEIRO CONTO


A capa já está desbotando, também, lá se vão vinte e três anos, mas a lembrança dos momentos vividos, naquele que seria apenas mais um curso realizado, não me sai da cabeça. Toda vez que me disponho a escrever alguma coisa, vem-me à mente o Curso de Leitura e Escrita, da Professora Silvana Todorof Pereira, que despertou em mim o gosto pelas palavras. Era 1992, ano em que fomos para as ruas pedir o Impeachment do ex-presidente Collor. No início éramos 15, no final, apenas 12. Cada um escreveu um conto que, depois de corrigido pela professora, integrou este pequeno livro, cujo conteúdo é enorme, pois eternizou sonhos e realizações. Teve até lançamento, na sede regional do sindicato, em Diadema. A alegria de receber os convidados e autografar vários exemplares, é indescritível. Eu ainda era metalúrgico, torneiro mecânico. Tinha apenas o Ensino Médio como escolaridade, mas o desejo de crescer, pessoal e profissionalmente, aliado à ousadia característica de uma geração que aprendeu a lutar desde a adolescência, levaram-me à faculdade de ciências sociais, iniciada logo depois do término do curso no sindicato, e mudou minha vida. Esta foi a primeira publicação, responsável por uma grande transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário