quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

QUEM SOU EU



BREVE HISTÓRIA


Jerônimo de Almeida Neto nasceu em Santo André-SP, em 1957. Filho de migrantes nordestinos, recém-chegados a Santo André, em busca de trabalho e de melhores condições de vida para os filhos. Iniciou os estudos aos sete anos de idade no Grupo Escolar do Jardim Silvana, posteriormente denominado Escola Estadual Valdomiro Silveira, entre 1965 e 1968. Cursou o antigo curso ginasial no Ginásio Estadual Homero Thon, entre 1969 e 1972. Como muitos garotos de sua época, ingressou no SENAI, onde formou-se torneiro mecânico, em dezembro de 1974, profissão que exerceu por vinte e cinco anos, trabalhando em diversas empresas do ABC paulista.  Já adulto, cursou Ciências Sociais na Fundação Santo André, formando-se na turma de 1996. Cursou  Pedagogia na UNIABC, concluindo no ano 2000. Depois, pós graduou-se em Administração no Centro Universitário Santo André – UniA, em 2003 e cursou MBA em Gestão Pública (MPA) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, concluído em 2011. Atualmente é mestrando em Estado e Política Pública na Fundação Perseu Abramo.
A trajetória profissional começou em 1972, quando trabalhou como servente de pedreiro, por 2 meses, logo ingressando no SENAI, para cursar tornearia mecânica. Foi aprendiz de torneiro mecânico, torneiro mecânico, torneiro CNC e instrutor de tornearia na mesma escola onde aprendeu a profissão. Depois de formado, foi professor na rede pública estadual, instrutor de formação profissional, assistente e coordenador pedagógico e de  projetos.
No serviço público, foi coordenador da Incubadora Pública de Economia Solidária na cidade de Santo André - SP, Coordenador do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura da cidade de Diadema – SP, Diretor Secretário da Fundação Florestan Fernandes, coordenador da Central de Serviços Autônomos da Prefeitura de Santo André e Gestor de Supervisor Demandante do PRONATEC Brasil Maior na Agência de Desenvolvimento Grande ABC.
O interesse pelas letras aflorou quando, em 1992, participou do curso Leitura e Escrita, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, ministrado pela professora Silvana Todorof Pereira. Naquela ocasião, publicou o conto Impeachment, no livro Quem Conta um Conto, obra que reuniu contos de todos os alunos do curso de Leitura e Escrita. Continuando sua obra, escreveu e publicou os livros “Glossário da Reestruturação Produtiva – A Linguagem do Trabalho”, “Poemas para Maria” e “O Barro da Rua Biguá”. Atualmente está trabalhando na conclusão do livro “Crônicas de Peão”.  Publicou ainda os contos “Liberdade” e “Cartão de Visita”.
Jerônimo escreveu também os artigos acadêmicos: “O Novo Desafio Estabelecido Pelas Políticas Públicas Para A Promoção do Emprego e da Renda: A Experiência de Santo André”, nos Anais do Seminário Internacional de Políticas Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com o Prof. Sandro Maskio e “A relação entre o Programa de qualificação profissional e o mercado de trabalho em Diadema no período compreendido entre janeiro de 2008 e junho de 2011”, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Fez a revisão dos livros “Liberdade de Laura”, “Um Trilhar Poético”, “ “Poemas da Comunidade” e “ No Trilhar de uma Vida”, do poeta e escritor Leonardo José Dutra Campos.

Atualmente dedica-se ao trabalho na Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e à presidência da Associação ACESSO e à participação na COOPACESSO, onde contribui para que outras pessoas possam desenvolver a arte da escrita e da criação poética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário